SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Da avaliação da educação à educação da avaliação: o lugar do(a) educador(a) no processo da avaliação da pós-graduação no BrasilO desafio ético da escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia & Sociedade

versão On-line ISSN 1807-0310

Resumo

ZANELLA, Andréa Vieira. Atividade criadora, produção de conhecimentos e formação de pesquisadores: algumas reflexões. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.1, pp. 135-145. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000100011.

Criatividade é um desses temas que sempre esteve em voga, com maior visibilidade em alguns momentos históricos. Vivemos hoje um desses momentos, pois a demanda da sociedade capitalística, no que se refere ao mercado de trabalho, incide sobre sujeitos criativos, polivalentes, capazes de trabalhar em equipe e com iniciativa. Super sujeitos, na verdade, distantes em muito das condições sociais e educativas em que a maioria da população brasileira se encontra e que poderiam forjá-los. Criar é, portanto, palavra da moda, mas cuja presença e origem remonta a tempos difíceis de precisar, posto que caracteriza o ser humano e todas as suas produções, incluindo-se aí a produção de conhecimentos. Independente de como se objetiva, a atividade criadora funda-se em um olhar que rompe com o imediato e episódico. A constituição desse olhar, por sua vez, decorre de um processo, de intervenções deliberadas que objetivem romper com a explosão de imagens e mensagens desconexas que caracterizam a realidade atual, destituindo-a de sentidos voltados à crítica e sua transformação. Justifica-se, portanto, a necessidade de reflexões constantes e pesquisas sobre o tema, posto que a formação de educadores é condição para que novos olhares sejam forjados.

Palavras-chave : criatividade; atividade criadora; constituição do sujeito; formação de pesquisadores; pós-graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português