SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3O processo sucessório em organizações familiares e a exclusão da mulherConcepções sobre a AIDS em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia & Sociedade

versão On-line ISSN 1807-0310

Resumo

GARCIA, Aldemir Luiz. A identidade capixaba em questão: uma análise psicossocial. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.3, pp. 82-90. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000300010.

Buscou-se o desenvolvimento de um estudo abarcando as representações sociais de professores sobre o folclore, verificando-se as conexões destas com a construção da identidade social. A pesquisa abarcou 32 docentes do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória. A coleta de dados realizou-se por meio de um questionário semi-estruturado que versou sobre temas relativos à problemática folclore capixaba e identidade. As questões estruturadas tiveram suas respostas tabuladas com o intuito de fornecerem dados quantitativos, já as respostas livres foram organizadas tendo em vista a construção de um corpus representacional que permitisse a aplicação de uma análise temática de conteúdo. Os resultados indicaram que os sujeitos associam o folclore à cultura espontânea e o caracterizam como o principal indicador de uma identidade social local (capixaba), que se constrói por meio da comunicação social, cotidianamente e constitui-se das tradições culturais em geral, tanto materiais quanto imateriais.

Palavras-chave : Psicologia Social; Identidade [Psicologia]; Espírito Santo [Estado]; Espírito Santo [Cultura Popular]; Folclore.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português