SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Reinventing the psy practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

GOMEZ SANCHEZ, Lucía; MARTINEZ MARTINEZ, Luz M.  and  JODAR RICO, Francisco. Psicologia, identidade e política nas tecnologias de governo neoliberais. Psicol. Soc. [online]. 2006, vol.18, n.1, pp.7-14. ISSN 1807-0310.  https://doi.org/10.1590/S0102-71822006000100002.

Neste artigo partimos de uma concepção do neoliberalismo como tecnologia de governo, isto é, concebemos o neoliberalismo não unicamente como modelo sócio-econômico, mas também como entrelaçado de discursos e práticas que produz efeitos sociais e identitários. A partir desta perspectiva, propomo-nos mostrar, em primeiro lugar, os tipos de subjetividades que configuram as modalidades de governo neoliberais e, em segundo lugar, o papel que jogam as disciplinas psicológicas nessa configuração. Nas tecnologias de governo neoliberais a autonomia pessoal não é a antítese do poder político, mas um elemento fundamental para seu exercício. O neoliberalismo requer sujeitos ativos, auto-responsáveis e "empresários de si próprios" e os discursos e práticas psicológicos participam na elaboração de códigos morais que enfatizam esse ideal de autonomia responsável. Deste ponto de vista, a análise crítica da subjetividade converge com a análise crítica da psicologia.

Keywords : identidade; psicologia; tecnologias de governo; neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License