SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Democratic rule of law and public policies: does state-owned necessarily mean public?Field research notes on social psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

LOPES, José Rogério. " Exclusão social" e controle social: estratégias contemporâneas de redução da sujeiticidade. Psicol. Soc. [online]. 2006, vol.18, n.2, pp. 13-24. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822006000200003.

Os processos de "exclusão social" compõem um conjunto de referências configuradas historicamente na dinâmica de internacionalização da economia, de orientação neoliberal. Esses processos têm sido estudados e expostos de forma difusa no âmbito das ciências sociais, sobretudo pelas análises econômicas e das políticas sociais, o que reduz o potencial heurístico e interdisciplinar de reflexão sobre o problema. Busco aqui realizar uma reflexão que resgate esse potencial, estruturada na concepção de que a "exclusão social" produz uma nova forma de controle social, reduzindo a potencialidade da sujeiticidade, como definida desde o projeto iluminista, em proveito da supremacia de um modelo de ocidentalização difundido historicamente no desenvolvimento do capitalismo.

Keywords : exclusão social; controle social; pobreza; autonomia; solidariedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese