SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Catador de material reciclável: uma profissão para além da sobrevivência?A auto-imagem corporal na anorexia nervosa: uma abordagem sociológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia & Sociedade

versão On-line ISSN 1807-0310

Resumo

SUDA, Joyce Rumi  e  SOUZA, Lídio de. Identidade social em movimento: a comunidade japonesa na grande Vitória (ES). Psicol. Soc. [online]. 2006, vol.18, n.2, pp. 72-80. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822006000200010.

O presente trabalho objetivou identificar a identidade social de japoneses residentes na Grande Vitória (ES) a partir de informações sobre o próprio grupo e suas relações cotidianas, verificando-se também a existência de indícios de preconceito ou de tratamento discriminatório. Participaram da pesquisa 20 sujeitos, japoneses ou descendentes, de ambos os sexos, jovens e adultos. Os dados foram coletados através de entrevistas que exploraram os seguintes temas: namoro e conjugalidade, padrões estéticos, preconceito e estereótipo, identidade social e adaptação. Os resultados indicaram a existência de semelhanças e diferenças no que diz respeito à identidade do japonês capixaba, definida através da comparação com as características identitárias de japoneses de outros Estados.

Palavras-chave : imigração japonesa; adaptação; identidade social; preconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português