SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Identidade social em movimento: a comunidade japonesa na grande Vitória (ES)O idoso nas instituições gerontológicas: um estudo na perspectiva das representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia & Sociedade

versão On-line ISSN 1807-0310

Resumo

GIORDANI, Rubia Carla Formighieri. A auto-imagem corporal na anorexia nervosa: uma abordagem sociológica. Psicol. Soc. [online]. 2006, vol.18, n.2, pp. 81-88. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822006000200011.

A anorexia é um transtorno no comportamento alimentar com a distorção na auto-imagem corporal, sendo sua principal característica o medo mórbido de engordar e uma forma pervertida de realizar a restrição alimentar. O objetivo deste trabalho foi compreender os mecanismos de formação da imagem corporal na anorexia nervosa, bem como depreender os sentidos manifestos na construção da obesidade no corpo anoréxico. O caminho metodológico trilhado compreendeu a etnografia e o método biográfico, com a coleta de histórias de vida de anoréxicos. É um trabalho descritivo e interpretativo sobre a questão da imagem corporal na anorexia nervosa e, para tanto, dialoga com a Sociologia e com a Psicologia. Diante da análise do conteúdo dos depoimentos, nota-se que a construção da imagem corporal não é um trabalho solitário, mas resulta da intercomunicação entre o indivíduo e o mundo social. O indivíduo utiliza outras imagens para definir sua própria imagem corporal, bem como esse processo implica numa troca relacional entre indivíduos.

Palavras-chave : anorexia nervosa; imagem corporal; corpo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português