SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Colloquies between Escher and Deleuze: weaving passageways for thinking on subjectivenessConvicted men and imprisoned women: a study on the wives of prisoners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

TONELI, Maria Juracy Filgueiras  and  PERUCCHI, Juliana. Territorialidade homoerótica: apontamentos para os estudos de gênerico. Psicol. Soc. [online]. 2006, vol.18, n.3, pp. 39-47. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822006000300006.

Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as relações sociais engendradas por mulheres que se relacionam afetiva e sexualmente com outras mulheres e que freqüentavam um espaço reconhecido como gueto GLS (gays, lésbicas e simpatizantes). A pesquisa foi desenvolvida como exercício etnográfico, com dados obtidos a partir de observações de campo e de entrevistas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Este artigo privilegia a abordagem dos sentidos atribuídos às relações que se estabelecem nesse espaço que se revela como mediação para constituição dos sujeitos. Destaca a territorialidade itinerante, o trânsito e as posições dos sujeitos em redes de sociabilidades. Os resultados evidenciam uma perspectiva de manutenção desses espaços sob uma configuração que se refere à separação dos públicos, muito mais do que uma possível agregação de diferentes públicos em locais compartilhados livremente. Contemplam problemáticas de igualdade/diferença, (in)visibilidade, proteção, exclusão, tolerância e preconceito.

Keywords : territorialidade; homoerotismo; gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese