SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1The functioning of attention in the work of the cartographerSocial policies, "third sector" and "social responsibility": perspectives and limits of practicing psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

MAHEIRIE, Kátia  and  FRANCA, Kelly Bedin. Vygotski e Sartre: aproximando concepções metodológicas na construção do saber psicológico. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.1, pp.23-29. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100004.

Para apontar contribuições metodológicas de Sartre e Vygotski à Psicologia, este artigo recupera as obras: "O significado histórico da crise da psicologia. Uma investigação metodológica" (Vygotski, 1996) e "Questão de método" (Sartre, 1960/1987). Em seu texto, Vygotski identifica uma crise na Psicologia daquele tempo, indicando sua superação por uma abordagem metodológica calcada nas reflexões de Marx. Também Sartre retorna aos escritos marxianos, visando o sujeito como singularidade irredutível que se constitui nas relações sociais. Finalmente, Sartre e Vygotski defendem posturas metodológicas que abarquem, simultaneamente, o sujeito ímpar e a totalização histórica inacabada em que se faz. Cada autor, a sua maneira, advoga a especificidade que caracteriza o humano, concebendo a subjetividade na relação com a objetividade, num movimento dialético incessante. Entendendo o sujeito como produto e produtor da cultura, os autores podem colaborar para uma psicologia comprometida com seu contexto político, porque orientada por uma perspectiva de transformação social.

Keywords : Vygotski e Sartre; método; Psicologia Histórico-Dialética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License