SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The thousand healths: going much further the present healthSimilarities and dissimilarities: political participation in NGOs/AIDS from Brazil and Canada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

GUARNIERI, Fernanda Vieira  and  MELO-SILVA, Lucy Leal. Ações afirmativas na educação superior: rumos da discussão nos últimos cinco anos. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.2, pp. 70-78. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000200010.

Ações Afirmativas são medidas que visam à democratização do acesso ao emprego e à educação. Nas universidades brasileiras essas ações constituem programas de cotas para a inserção de grupos sociais com histórico de exclusão. No entanto a questão torna-se complexa quando são levantados critérios étnicos para sua definição. O objetivo do presente estudo, de revisão da literatura - do tipo estado da arte - é contribuir para a discussão no cenário brasileiro sobre as ações afirmativas no Ensino Superior a partir do levantamento do estado da arte nos últimos cinco anos. Foram utilizadas bases de dados eletrônicas (SCOPUS e Jstor); e os dados tratados conforme a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados foram organizados em três unidades de análise: (a) dicotomia entre artigos a favor ou contra as medidas; (b) enriquecimento do debate sobre "diversidade"; e (c) visualização dialética, mais integrada e reflexiva. Os achados contribuem para a compreensão da situação brasileira no cenário atual de proposição de políticas públicas na Educação Superior.

Keywords : Estado da arte; ação afirmativa; educação superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese