SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Scraps turn into toys: translations made from rubbish author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

JUCA, Vládia Jamile dos Santos et al. Significando a morte, através de redes sociais, em um contexto de vulnerabilidade social : um estudo com crianças pré-escolares, seus pais e professores. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.2, pp. 122-130. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000200016.

O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada durante 2004, em um bairro popular de Salvador, com o objetivo de compreender os processos de significação da morte, apresentados por um grupo de crianças pré-escolares, que se encontravam em uma situação de vulnerabilidade social. O intuito primordial não foi descrever tais significados, mas compreender como o contexto vivenciado, intermediado pelas relações com pais e outros educadores, promoviam o surgimento de determinadas falas e comportamentos por parte das crianças. No contexto investigado, as crianças se encontravam expostas a mortes decorrentes de conflitos relacionados ao tráfico de drogas. Para atingir tal objetivo, foi desenvolvido um estudo exploratório, em uma creche, na qual entrevistamos doze crianças, nove dos seus responsáveis e quatro educadores. Os instrumentos foram adequados de acordo com cada um dos grupos. Como resultado do estudo, observamos que, apesar das crianças conviverem com situações de violência e morte, os pais encontram grandes dificuldades em abordarem o tema com as mesmas que não obstante trazem, principalmente para a escola, através da fala e das brincadeiras, as experiências vividas em sua comunidade.

Keywords : Morte; violência; crianças pré-escolares; vulnerabilidade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese