SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3A tense obscurity: inquiring the psychosocial approach of subjectivityImages as a methodological research strategy: photocomposition and other possible approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

MELLO, Ricardo Pimentel; SILVA, Alyne Alvarez; LIMA, Maria Lúcia Chaves  and  DI PAOLO, Angela Flexa. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa em psicologia social. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.3, pp. 26-32. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000300005.

Este artigo apresenta o movimento construcionista como uma perspectiva crítica em Psicologia Social que propõe compreender os processos de institucionalização que tornaram certos acontecimentos essencializados. Para tanto, enfoca o estudo das práticas discursivas, considerando a linguagem como prática que provoca efeitos. Essa perspectiva possibilita estudos que focalizam acontecimentos na interface entre os usos da linguagem e as condições de sua produção e veiculação. O movimento indica que é necessário direcionar pesquisas para os regimes de verdade que as práticas discursivas sustentam ou rompem e, também, para as relações de poder que controlam, selecionam e organizam os enunciados.

Keywords : Construcionismo; práticas discursivas; linguagem; Psicologia Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese