SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Constructionism, discursive practices and possibilities of research in social psychologyWhen community guides action: until an alternative community evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

MAURENTE, Vanessa  and  TITTONI, Jaqueline. Imagens como estratégia metodológica em pesquisa: a fotocomposição e outros caminhos possíveis. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.3, pp. 33-38. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000300006.

Este texto trata da fotografia como ferramenta de pesquisa em psicologia social, discutindo suas potencialidades na análise dos processos de produção de subjetividade. Para isto, parte-se de uma breve análise dos modos de utilização da fotografia na pesquisa social, tomando como referência a perspectiva metodológica da "intervenção fotográfica" e da "fotocomposição". Esta análise está baseada em dois estudos sobre subjetividade e trabalho, realizados com trabalhadores ligados a programas de geração de renda e de trabalho e com trabalhadores que exercem sua atividade na rua e nas praças da cidade de Porto Alegre, onde a produção de fotografias foi o eixo central das estratégias metodológicas.

Keywords : Trabalho; subjetividade; intervenção fotográfica; fotocomposição; fotografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese