SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Inhabiting the city: analysis of therapeutic home servicesGender and superheroes: the masculine body traced by the norm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

RODRIGUES, Maria Beatriz. Interculturalidade: por uma genealogia da discriminação. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.3, pp. 55-61. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000300009.

O tema interculturalidade não pode ser examinado sem o devido referimento às lutas por reconhecimento de identidades e de direitos. Hoje, especialmente depois da queda do muro de Berlim, e do propalado fim das ideologias, e mais recentemente após o 11/09/2001, observa-se um recrudescimento dessas lutas através de discursos étnico-religiosos. Associa-se a isso o crescente movimento migratório de pessoas verso países mais desenvolvidos, que alguns atribuem a globalização, outros aos próprios conflitos étnico-religiosos, ou a pobreza endêmica resultante do sistema político-econômico neoliberal. Acreditamos que todos estes fatores são indissociáveis e que compõem a realidade social contemporânea, com seus movimentos de exclusão direcionados a novos grupos. Este artigo reflete genealógicamente sobre diversidade e convivência intercultural, tentando entender as implicações e significados da discriminação hoje, em um contexto de crescente intolerância étnica, cultural e religiosa. Para tanto, utilizamos a experiência de Foucault com a revolução de Khomeini no Irã, entre 1978-79, como dispositivo inaugural da discussão sobre o hoje chamado "choque de civilizações". Utilizamos também exemplos atuais, muitos deles extraídos de nossa vivência como subjetividade imigrante na Europa.

Keywords : Interculturalidade; diversidade; globalização; identidade; discriminação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese