SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Interculturality: for a genealogy of discriminationInventing the opposing-spring that resists: a study on the spirit of militancy in contemporaneity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

BEIRAS, Adriano et al. Gênero e super-heróis: o traçado do corpo masculino pela norma. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.3, pp. 62-67. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000300010.

As Histórias em Quadrinhos de super-heróis ganham vida na imaginação dos leitores, estabelecendo fortes ligações com seu cotidiano. Um corpo musculoso e viril vem historicamente se tornando o referencial de corporeidade masculina, enquanto corpos que desviam desse modelo são comumente satirizados ou excluídos da mídia. Este ensaio objetiva discutir as formas de representação do corpo masculino nas HQs da DC Comics, especificamente nas histórias de Superman e de Batman, conforme a caracterização de personagens como "heróis", "vilões" ou "coadjuvantes". Nossa premissa é a de que estas caracterizações remetem a tendências distintas de representação dos corpos, (re)produzindo normas sociais e valores de estética sobre as corporeidades.

Keywords : Histórias em quadrinhos; masculinidades; corporeidade; mídia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese