SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Gender and superheroes: the masculine body traced by the normAbout the pertinence of cultural categories on the elaboration of Representations of New Social Movements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

VINADE, Thaiani Farias  and  GUARESCHI, Pedrinho Arcides. Inventando a contra-mola que resiste: um estudo sobre a militância na contemporaneidade. Psicol. Soc. [online]. 2007, vol.19, n.3, pp. 68-75. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000300011.

Este artigo procura problematizar a militância na contemporaneidade a partir de entrevistas realizadas com militantes de movimentos sociais. Discute as possibilidades de construções militantes na atualidade a partir do conceito de modernidade líquida, que nos auxilia na compreensão das possibilidades de ser e estar no mundo, e da idéia de invenção, que busca a desconstrução das evidências do senso comum, deixando de entender os objetos de estudo como naturais ou permanentes, compreendendo-os como transitórios e construídos. Buscamos, assim, produzir este estranhamento com a questão da militância para que os olhares e as perspectivas de sua compreensão da militância sejam ampliados para além de estereótipos e pré-conceitos.

Keywords : Militância; movimentos sociais e subjetividade; modernidade líquida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese