SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Emotional consequences of referee's mistake among soccer players: exploratory studyFrom bullying to prejudice: the challenges from barbarism to education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

CANIATO, Angela Maria Pires. Violências e subjetividades: o indivíduo contemporâneo. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 16-32. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000100003.

O estudo da relação violências e subjetividades é bastante complexo, tanto em função das muitas acepções da violência na sociedade quanto pelas suas especificidades e diferentes implicações relacionais na construção das individualidades. Entendi a privação como sendo a acepção comum a todos os processos de violência e identifiquei a intervenção dos mecanismos cruéis da violência de Estado sob o Capital como um importante articulador da violência na sociedade contemporânea. A violência social, enquanto violência simbólica, é apreendida nesse estudo com a ajuda da Teoria Crítica, de Theodor Adorno, e da Psicanálise, e quando internalizada pelas subjetividades nos processos de identificação projetiva e introjetiva. São examinadas as técnicas de encobrimento e de banalização da violência na sociedade assim como aquelas que produzem a estandardização e conformação dos indivíduos com a conseqüente deteriorização dos diferentes processos psíquicos.

Keywords : Violência social e violência de Estado; Psicanálise; violência simbólica internalizada; banalização da violência; pseudo-individuação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese