SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Violences and subjectivities: the contemporary individualEvery child has family: a child in street situation too author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

ANTUNES, Deborah Christina  and  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 33-41. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000100004.

O objetivo deste artigo é realizar uma análise crítica de um tipo de violência escolar que vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos, denominado bullying. Para isso, apresenta inicialmente seu conceito, a descrição dos comportamentos enquadrados, suas classificações, causas e determinantes. Por meio da crítica à razão instrumental realizada principalmente por Adorno e Horkheimer, denuncia-se como o conceito de bullying pertence a uma ciência pragmática que atende à manutenção da ordem vigente ao invés de colaborar para a emancipação dos indivíduos. Por fim, ao apresentar o conceito de preconceito aponta que se trata do mesmo fenômeno e que, como indicado pelos autores da Escola de Frankfurt, não deve ser combatido via imperativos morais, mas pela reconstituição da capacidade de experienciar nas diversas relações sociais vividas.

Keywords : Teoria Crítica; bullying; preconceito; Adorno; Theodor Wiesengrund.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese