SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Every child has family: a child in street situation tooPsychosocial intervention in health and the psychologist's qualification author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

NARDIN, Maria Helena  and  SORDI, Regina Orgler. Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 53-61. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000100006.

O presente artigo tem como objetivos precípuos: apresentar e discutir as formas de atenção e suas relações com a aprendizagem na contemporaneidade, buscando fazer aproximações com duas formas de construção subjetivas: a pedagógica e a informacional. Pretende-se apresentar, em seguimento, os resultados de um estudo piloto realizado em uma primeira série do ensino fundamental. O objetivo da pesquisa foi estudar os modos de atenção dispensados por alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem e analisar seus desdobramentos. O estudo sugeriu que a sala de aula pode ser um espaço de aprendizagem de um modo de atenção aberto à invenção, a medida que se torna possível experimentar, principalmente, o acolhimento do inesperado, que surge num momento de ruptura do foco atencional, e a instalação de uma dinâmica de atuação comunicativo-dialógica-interacional, que implica na valorização do pensamento e do princípio de co-operação.

Keywords : Aprendizagem processual; subjetividade pedagógica e informacional; atenção recognitiva e inventiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese