SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Psychosocial intervention in health and the psychologist's qualificationBetween "theotherapies" and "seculartherapies": therapeutic communities in Colombia and models of individuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

MARCIA, Arán; ZAIDHAFT, Sérgio  and  MURTA, Daniela. Transexualidade: corpo, subjetividade e saúde coletiva. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 70-79. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000100008.

O artigo discute o atendimento a pacientes transexuais na rede pública de saúde, a partir de uma pesquisa exploratória realizada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), com transexuais que procuraram atendimento com o objetivo de realização de cirurgia de transgenitalização. Observa-se que a transexualidade se caracteriza por uma condição de intenso sofrimento. Esta experiência se dá não apenas por uma percepção de não pertencimento ao sexo dito biológico, mas, sobretudo, pela precariedade social proveniente da não aceitação desta condição por parte da normatividade cultural vigente. Para além das questões subjetivas mais singulares, esta problemática revela fundamentalmente a insuficiência da nossa categorização sexual, e demonstra como os sistemas classificatórios de sexo e gênero utilizados pelos especialistas se constituem através de uma operação de exclusão. Sendo assim, considera-se que mesmo que, conjunturalmente, o diagnóstico de transtorno de identidade de gênero possibilite o acesso ao tratamento público, não se pode deixar de questionar os efeitos desta normalização.

Keywords : Transexualidade; transexualismo; sexualidade; gênero; medicina; subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese