SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Between "theotherapies" and "seculartherapies": therapeutic communities in Colombia and models of individualsNew cinema, new madness? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

LIMA, Aluísio Ferreira de. Dependência de drogas e psicologia social: um estudo sobre o sentido das oficinas terapêuticas e o uso de drogas a partir da teoria de identidade. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 91-101. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000100010.

Este artigo apresenta os resultados da dissertação de mestrado que teve como proposta a investigação do sentido da oficina terapêutica de teatro para uma pessoa acompanhada no ambulatório de tratamento da dependência química do município de Diadema, SP. Para isso partiu-se da Psicologia Social e do conceito de identidade como categoria central de análise, propondo entender o fenômeno não apenas no seu aspecto instrumental, mas sim em todo o contexto no qual o indivíduo usuário de substâncias psicoativas está inserido, nos conflitos da tradição versus modernidade, do mercado de consumo, dos diagnósticos e tratamentos. Com tal abordagem, pretende-se apresentar uma contribuição tanto teórica, quanto política. A pesquisa foi realizada a partir da narrativa da história de vida da participante, que foi gravada e transcrita com o consentimento da entrevistada. Finalmente, o presente trabalho tece algumas reflexões sobre a questão das drogas e da possibilidade de metamorfose por meio da oficina terapêutica de teatro, assim como oferece subsídios para discutir as identidades pós-convencionais e as possibilidades de emancipação.

Keywords : Uso de drogas; oficina terapêutica; identidade; Psicologia Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese