SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Woman's social representations in the hip-hop movementNor creators, nor creatures: we were becoming in the productions of different knowledges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

ASSIS, Daniela Tavares Ferreira de  and  MACEDO, Kátia B.. Psicodinâmica do trabalho dos músicos de uma banda de blues. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 117-124. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000100013.

O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que levantou as vivências de prazer e sofrimento de cinco componentes de uma banda de blues, e o trabalho como construtor de identidade por meio do discurso de profissionais: uma banda de blues com renome no mercado fonográfico da região Centro-Oeste do Brasil. O delineamento deste estudo privilegiou os preceitos "dejourianos" como perspectiva norteadora de prazer e sofrimento. Os dados coletados através de entrevistas foram tratados por meio da Análise Gráfica do Discurso de Lane (1985). Como resultados, emergiram categorias relacionadas à percepção que tinham sobre: as condições de trabalho, as relações de trabalho, organização de trabalho, as vivências de prazer e sofrimento no trabalho e as estratégias de enfrentamento. Como indicadores de prazer e sofrimento, foram citados: a dupla jornada de trabalho, o sentido do trabalho de criação vinculado á arte e o preconceito social que enfrentam pelo fato de ser artista e trabalhar à noite.

Keywords : Psicodinâmica do trabalho; música; banda e organização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese