SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Nor creators, nor creatures: we were becoming in the productions of different knowledges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

MATIAS, Hugo Juliano Duarte  and  PINHEIRO, José de Queiroz. Desenvolvimento sustentável: um discurso sobre a relação entre desenvolvimento e natureza. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 134-143. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000100015.

Trata-se do estudo de definições de desenvolvimento sustentável, elemento fundamental de repertórios interpretativos para a relação entre desenvolvimento e natureza. As definições respondiam a um questionário aplicado a 355 estudantes de vários cursos de uma universidade federal. Realizou-se uma análise de conteúdo que buscou a concepção de natureza e sua relação com desenvolvimento nessas definições. Foram encontradas três matrizes discursivas: (a) "economicista") - a necessidade de desenvolvimento subordina a necessidade de preservação da natureza, cujo sentido é "recursos naturais"; (b) discurso "bem intencionado" - a necessidade de desenvolvimento subordina a de preservação da natureza, cujo sentido é "fragilidade"; (c) "esvaziado" - desenvolvimento e natureza são disjuntos. Conclui-se sobre a importância do estudo da atribuição de significado à natureza para explicar como as pessoas pensam a relação entre desenvolvimento e natureza, e sobre como essas matrizes discursivas podem justificar práticas sociais.

Keywords : Desenvolvimento sustentável; comportamento pró-ambiental; concepção de natureza; Psicologia Ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese