SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Work and organizational psychology on Brazil: contemporary scientific developmentCitizenship and social participation: a study with children in the city of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

RAMOS, Conrado  and  CARVALHO, João Eduardo Coin de. Espaço e subjetividade: formação e intervenção em psicologia comunitária. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 174-180. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000200004.

As práticas em Psicologia Social Comunitária (PSC) estão diretamente relacionadas ao compromisso com a mobilização de populações excluídas e com desafios à identidade profissional do psicólogo. Neste trabalho apresentamos uma experiência de intervenção e formação em PSC no curso de Psicologia da Universidade Paulista. Foi realizada pesquisa etnográfica junto ao Complexo da Funerária, conjunto de favelas da Zona Norte de São Paulo, e entrevistadas seis lideranças sobre a história da comunidade. Todo material foi submetido à análise de conteúdo. Os resultados mostram a importância das dimensões psico-espaciais para o reconhecimento da comunidade, materializadas na imbricação das características físicas do espaço e da história das lideranças. Concluímos pela potencialidade da associação entre intervenções que permitam trabalhos de extensão com atividades de pesquisa e formação, uma estratégia importante no redirecionamento crítico e engajado do profissional para dimensões comunitárias, institucionais e sociais do saber e do fazer da Psicologia brasileira.

Keywords : Psicologia Social Comunitária; favela; comunidade; formação em Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese