SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Space and subjectivity: professional education and social intervention in community psychologyRisk, vulnerability and infancy: some approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

PEREZ, Beatriz Corsino; POVOA, Juliana; MONTEIRO, Renata  and  CASTRO, Lucia Rabello de. Cidadania e participação social: um estudo com crianças no Rio de Janeiro. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 181-191. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000200005.

O objetivo deste trabalho é investigar os processos pelo quais as crianças se apropriam e transformam a cidade, podendo construir assim um sentimento de identificação e apreciação em relação ao lugar em que vivem. É por meio dessas transformações sentimentais e na ação dos sujeitos que a cidadania pode se estruturar, fundamentada na participação das crianças em uma coletividade. Realizamos uma oficina em um escola do Rio de Janeiro, com 24 crianças com idades entre 7 e 8 anos, em que nos propusemos a acompanhar essas crianças no processo de elaboração de um jornal sobre o bairro. Ao longo da oficina, elas puderam construir uma nova posição subjetiva e coletiva ao buscarem sentidos comuns para o que vêem e experienciam na cidade, além de terem podido circular pela cidade de uma forma diferente, ao exercerem as funções de fotógrafo, entrevistador e pesquisador. Concluímos que a cidadania se constrói como um complexo sentimental e de ação, na medida em que as crianças podem participar mais ativamente no estabelecimento de laços com quem compartilham o espaço urbano e, por meio da narrativização, podem re-elaborar a noção da cidade enquanto um espaço comum.

Keywords : Cidadania; cidade; participação; infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese