SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Social representation of the body in press mediaPractice and discourse of users of an NGO/AIDS about activism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

OLIVEIRA, Suenny Fonseca de  and  ALBUQUERQUE, Francisco José Batista de. Programa de saúde da família: uma análise a partir das crenças dos seus prestadores de serviço. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 237-246. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000200011.

O estudo pretendeu avaliar qualitativamente o Programa Saúde da Família (PSF) a partir das crenças dos profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF). Foi selecionada uma amostra de cinco Unidades de Saúde da Família (USF), nas quais foram entrevistados 30 profissionais. A análise de conteúdo das entrevistas demonstrou que os profissionais da ESF avaliam negativamente o PSF no tocante às condições de trabalho fornecidas pelos gestores, ao deficitário sistema de referência e contra-referência, a falta e/ou insuficiência de capacitações, a sobrecarga de trabalho e a falta de compreensão da população sobre o PSF. A avaliação das USF corroborou o discurso dos profissionais das ESF quanto às precárias condições de trabalho das unidades do PSF. Não obstante, os profissionais da ESF avaliam positivamente o vínculo estabelecido com a população e expressam satisfação em um trabalho educativo, de prevenção e promoção de saúde, pautado em ideais de justiça social.

Keywords : Avaliação de Programa; PSF; atenção básica; profissionais de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese