SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Practice and discourse of users of an NGO/AIDS about activismBrazil's anti-drugs policies: old dilemmas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

SILVA, Nara Helena Lopes Pereira da  and  CARDOSO, Cármen Lúcia. Agentes comunitários de saúde: sentidos acerca do trabalho em HIV/AIDS. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 257-266. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000200013.

Este estudo pretende ampliar discussões sobre o trabalho dos agentes comunitários de saúde, na atenção primária, em relação ao HIV/AIDS. Para tal, o objetivo foi dar visibilidade para os sentidos construídos sobre HIV/AIDS em um grupo com agentes comunitários de saúde. Foi realizada uma entrevista com um grupo de quatro agentes, sendo a mesma gravada, transcrita e analisada na perspectiva do construcionismo social. A análise das narrativas informa como os diferentes sentidos atribuídos ao longo da história da epidemia se fazem presentes nas concepções e no trabalho com HIV/AIDS, a saber: o preconceito ancorado pelo discurso científico; as relações de gênero implicadas no trabalho; os valores contemporâneos atrelados à perfeição e juventude. Destaca-se que tais sentidos construídos conjuntamente na interação grupal, interpretam e constituem o fazer saúde. Assim, conclui-se que a criação de espaços para a troca dialógica entre os profissionais possibilita problematizar sentidos aparentemente cristalizados no que se refere a temática do HIV/AIDS.

Keywords : Estratégia de saúde da família; agente comunitário de saúde; HIV/AIDS; construcionismo social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese