SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Racial prejudice in Brazil: new measures and perspectivesT.W. Adorno and social psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

TATEO, Luca. O discurso "fascista" na comunicação mediada por computador: o modelo de "estratégia dupla" da Extrema Direita Italiana. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 287-296. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000200016.

Este estudo é sobre a construção da identidade dos grupos Italianos de Extrema Direita em diferentes ambientes de Comunicação Mediada por Computador (CMC). As duas abordagens, Psicologia Retórica e Análise Crítica do Discurso são usadas para analisar dois websites e dois grupos de notícias de extrema direita. Os resultados confirmam a hipótese de Billig de que tais grupos desempenham um duplo papel na estratégia de comunicação na Comunicação Mediada por Computador, dirigindo-se de diferentes maneiras ao grupo externo e ao interno. Esta estratégia de comunicação tem duas funções distintas. Na auto-apresentação feita em direção ao grupo externo, a identidade emergente do grupo satisfaz a busca para uma legitimação social, consenso e recrutamento mais amplos. Na comunicação com o grupo interno, a construção da identidade emergente responde a necessidade de preservação da coesão do grupo e de uma auto-imagem positiva.

Keywords : CMC; Psicologia Retórica; identidade de grupo; movimentos de extrema direita.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English