SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 special issueThe news about the health service crisis in the newspaperPositioning people as potentialadventurers: images of risk-adventure in the press author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

MORAES, Marcia. A contribuição da antropologia simétrica à pesquisa e intervenção em psicologia social: uma oficina de expressão corporal com jovens deficientes visuais. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.spe, pp. 41-49. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822008000400007.

Este trabalho visa discutir os modos de pesquisar com um grupo de deficientes visuais. O artigo relata o trabalho de uma Oficina de Expressão Corporal com jovens deficientes visuais. Nos referimos às pesquisas de Latour, Despret e Stengers para discutir os modos de produção de conhecimento com deficientes visuais. Partimos de uma problematização de um modo de intervir que considera o campo de pesquisa como algo fora de nós. A partir da antropologia simétrica de Latour, concluímos indicando que intervir é produzir realidades inéditas e que o papel do pesquisador é seguir os atores em ação.

Keywords : Deficientes visuais; corpo; pesquisa; Antropologia Simétrica; Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese