SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The Centers for Family Support and Parental Counseling: proposal of a global organization modelChallenges of the Sociology of Infancy: an emergent area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher  and  BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 65-74. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000100008.

O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode proporcionar a essas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitações metodológicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil.

Keywords : competência social; autismo; inclusão escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese