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Psicologia & Sociedade

versão impressa ISSN 0102-7182versão On-line ISSN 1807-0310

Resumo

SILVA, Cleber Fabiano da; RAITZ, Tânia Regina  e  FERREIRA, Valéria Silva. Desafios da Sociologia da Infância: uma área emergente. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp.75-80. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000100009.

Este ensaio teórico discute os desafios da Sociologia da Infância na contemporaneidade como uma área emergente para se pensar a prática docente com crianças. Para tanto, aborda as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Em cada momento histórico e social há influências contextuais das produções sobre a temática, portanto, tais mudanças são absorvidas de modos diversos, dependendo de cada um desses períodos. Neste sentido, é necessário um olhar atento para a heterogeneidade das experiências sociais e das expressões culturais que introduzem novas lógicas de ação no cerne das transformações em curso nas sociedades contemporâneas, especialmente em relação à infância. A partir de dados recentes de duas pesquisas sobre formação de professoras da educação infantil, refletimos sobre um novo olhar que aborde as crianças também como atores sociais e as especificidades da docência de zero a seis anos.

Palavras-chave : sociologia da infância; educação infantil; prática docente.

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