SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Genealogy of biopowerThe concept of "meaning" in Vygotsky: epistemological appreciations and its implications for the psychological research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. A cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 166-173. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000200003.

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca da cartografia, método de pesquisa fundamentado nas ideias de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e que vem sendo utilizado em pesquisas de campo para o estudo da subjetividade. Inicialmente, são apresentados os métodos de pesquisa em Psicologia, baseados no paradigma moderno, que possui como sustentáculos a razão, a objetividade e a busca da verdade. Em um segundo momento, discutimos a complexidade e os impasses atuais da Psicologia, que convocam a necessidade de novos métodos, dentre eles a cartografia. Concluímos que, em uma tentativa de lidar com a complexidade, a cartografia, a partir de uma leitura esquizoanalítica da realidade, sustenta-se na invenção e na implicação do pesquisador, religando a pesquisa com a vida.

Keywords : metodologia de pesquisa; cartografia; complexidade; esquizoanálise; subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese