SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The concept of "meaning" in Vygotsky: epistemological appreciations and its implications for the psychological researchPsychic suffering in the contemporary work: analyzing a business magazine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

CASTRO, Fernando G.. Materialismo histórico e definição de psíquico. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 182-192. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000200005.

No Brasil, autores de referência no campo da Saúde Mental e trabalho vêm trabalhando no sentido de demarcar o objeto da Psicologia com base no materialismo histórico, em função de uma série de insuficiências teóricas detectadas na ciência psicológica. Este artigo analisa as fontes teóricas da definição de psíquico utilizada por Codo e colaboradores baseados no materialismo histórico em seus estudos sobre o sofrimento psíquico e trabalho, identifica suas deficiências teóricas e mostra as razões pelas quais os autores não conseguiram superar a noção de psíquico psicanalítica como se propuseram. Indica, por fim, uma hipótese teórica baseada na definição de práxis, para um avanço na compreensão das relações entre sofrimento psíquico e trabalho que não se reporte a posições metafísicas como fizeram os autores analisados.

Keywords : materialismo histórico; definição de psíquico; práxis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese