SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Historical materialism and definition of psychicHealth and management in aviation: the experience of air flight pilots and air trafic controllers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

FLACH, Leonardo; GRISCI, Carmem Lígia Iochins; SILVA, Francielle Molon da  and  MANFREDINI, Vanessa. Sofrimento psíquico no trabalho contemporâneo: analisando uma revista de negócios. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 193-202. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000200006.

No presente artigo analisou-se como uma revista popular de negócios tem abordado o sofrimento psíquico no trabalho contemporâneo, a partir de uma pesquisa exploratório-descritiva. Para tanto, tomou-se como material de análise doze edições da Revista Você S/A veiculadas no período de julho de 2005 a junho de 2006. Da análise empreendida (Minayo, 1994) emergiram três categorias centrais à temática: as causas do sofrimento; suas consequências para os indivíduos e as organizações; e os indicadores de prevenção e manutenção da saúde. Como resultado da pesquisa, ressalta-se que os indivíduos têm sido apresentados como os responsáveis únicos pelo sofrimento no trabalho. Sob esse enfoque, questões relativas às vivências dos sentimentos de insegurança e incertezas, do aumento da competitividade e da hipersolicitação têm sido apresentadas em diversas reportagens que enaltecem dicas prescritivas sobre como superar o sofrimento sem, entretanto, discutir suas causas fora dos indivíduos.

Keywords : trabalho contemporâneo; sofrimento psíquico; revista de negócios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese