SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Drinking and driving: an issue into the brazilian political agendaThe competences of forensic psychology in the psycosocial evaluation of families in conflict author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

GONCALVES, Tonantzin Ribeiro et al. Vida reprodutiva de pessoas vivendo com HIV/AIDS: revisando a literatura. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 223-232. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000200009.

No contexto atual da epidemia de HIV/AIDS, temáticas como a reprodução e a transmissão materno-infantil tornaram-se frequentes e têm suscitado diversos posicionamentos por parte de pessoas portadoras e das equipes de saúde. O presente artigo teve por objetivo examinar o impacto da infecção por HIV/AIDS na vida reprodutiva de pessoas portadoras, considerando o direito à maternidade e à paternidade. Foi realizada uma revisão da literatura acerca de aspectos biológicos, psíquicos e sociais que compõem o cenário da assistência em saúde reprodutiva. Constatou-se que a prevalência da lógica biomédica e o impacto social da epidemia restringem o exercício do direito à maternidade e à paternidade dos indivíduos portadores de HIV/AIDS. Diante disso, entende se que as políticas públicas e as ações em saúde devem ser direcionadas pelo respeito ao princípio da integralidade e pelo respeito à autonomia individual, dentro de um contexto de apoio e orientação psicossocial.

Keywords : reprodução humana; HIV/AIDS; direitos reprodutivos; transmissão vertical do HIV; sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese