SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Reproductive life of people who live with HIV: a literature reviewSocial support needs of mexican elders family caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

COSTA, Liana Fortunato; PENSO, Maria Aparecida; LEGNANI, Viviane Neves  and  SUDBRACK, Maria Fátima Olivier. As competências da psicologia jurídica na avaliação psicossocial de famílias em conflito. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 233-241. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000200010.

Este texto trata da discussão de conflitos familiares, especialmente do divórcio destrutivo, na perspectiva da Psicologia Jurídica. Buscamos aprofundar conhecimento acerca do modus operandi da Psicologia Jurídica, da interrelação dos operadores da Psicologia e do Direito, das complexas decisões que envolvem esse tema, além de enfocar as características dos processos que legislam sobre famílias em situação de violência. Após uma breve passagem pela construção histórica da ação do psicólogo na Justiça, destacamos a separação conjugal que envolve grandes disputas e expressões de violência, e que somente encontra possibilidades de acordo no contexto judicial. Apontamos a necessidade de trabalhar para preservar o melhor interesse das crianças e adolescentes, e oferecer espaço de continência afetiva e conversacional aos ex-cônjuges. Cremos ser necessária a implantação de mudanças na formação do psicólogo e do jurista e nas concepções da Justiça, que deve se voltar para o cuidado e a cidadania das pessoas.

Keywords : psicologia jurídica; divórcio destrutivo; violência conjugal; avaliação psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese