SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The competences of forensic psychology in the psycosocial evaluation of families in conflictThe collective imaginary of physical education students about disabled people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

DOMINGUEZ GUEDEA, Miriam Teresa et al. Necessidades de apoio social em cuidadores de familiares idosos mexicanos. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 242-249. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000200011.

Conforme aumenta a quantidade de idosos, incrementa o número de pessoas que assumem o cuidado de um familiar idoso dependente funcional. As tarefas do cuidado demandam recursos econômicos, tempo, organização familiar e pessoal que geram uma sobrecarga que pode repercutir negativamente no cuidador. Um recurso que pode amenizar esses impactos é a existência de redes de apoio social, dentro das quais os familiares encontrem ajuda para satisfazer suas necessidades em situações cotidianas e de crise. O objetivo do estudo foi identificar as necessidades de apoio social experimentadas por cuidadores de familiares idosos com problemas de saúde. Análises de conteúdo revelaram as seguintes categorias temáticas: Necessidades emocionais pessoais e interpessoais, Necessidades de apoio econômico, Necessidades de apoio prático-instrumental, Necessidades de orientação e Percepção de recursos para responder às demandas do cuidado. Os resultados são discutidos à luz de outros estudos qualitativos sobre necessidades de cuidadores de idosos.

Keywords : apoio social; cuidadores; família; idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese