SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Social support needs of mexican elders family caregiversThe learning of the use of the tactile-vision sensory substitution by people with visual disability: first experiences and methodological strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

RUSSO, Renata Costa de Toledo; COUTO, Thais Helena Andrade Machado  and  VAISBERG, Tânia Maria José Aiello. O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 250-255. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000200012.

O presente trabalho objetiva o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiência. Articula-se, metodologicamente, em torno do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com tema na abordagem coletiva de uma classe composta de trinta alunos. O material obtido foi psicanaliticamente analisado à luz da Teoria dos Campos. Constatamos que as concepções dos alunos sobre deficiência emergem a partir de dois campos psicológicos não-conscientes: "deficiência como sofrimento humano" e "deficiência como problema técnico". A nosso ver, o primeiro campo corresponde à possibilidade de assumir posturas sensíveis e cuidadosas diante da questão da deficiência, ao passo que o segundo expressa a ação de estratégias defensivas que visam a negar a importância de dimensões afetivo-emocionais ligadas ao sofrimento, tornando a pessoa com deficiência objeto de ações essencialmente técnicas.

Keywords : deficiência; formação em educação física; imaginário coletivo; procedimento desenho-estória com tema.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese