SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The collective imaginary of physical education students about disabled peopleBlack women subjectivity: effects of racial discrimination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

KASTRUP, Virgínia; SAMPAIO, Eliana; ALMEIDA, Maria Clara de  and  CARIJO, Filipe Herkenhoff. O aprendizado da utilização da substituição sensorial visuo-tátil por pessoas com deficiência visual: primeiras experiências e estratégias metodológicas. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 256-265. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000200013.

O sistema de substituição tátil-visual (TVSS) é uma tecnologia assistiva criada para ajudar deficientes visuais a perceberem aspectos visuais de seu ambiente através do tato e contribuir para sua inclusão social. Para melhor entender o processo de aprendizagem dessa tecnologia, quatro participantes cegos foram treinados com o Brainport®, a última versão do TVSS, onde imagens visuais transformadas são exploradas pela língua. O artigo objetiva de investigar o estágio inicial desse processo de aprendizagem, em termos tanto do desempenho dos participantes quanto da qualidade de sua experiência. O treinamento, conduzido de acordo com um método clínico-pedagógico, produziu dados em terceira pessoa e em primeira pessoa. Os dados foram obtidos através de registros de desempenho e de entrevistas de explicitação. Os resultados mostram que as maiores dificuldades surgidas foram relativas ao acoplamento sensório-motor, aos movimentos do corpo e da cabeça e à dissonância entre as expectativas e a qualidade da experiência perceptiva.

Keywords : tecnologia cognitiva; tecnologia assistiva; substituição sensória; deficiência visual; aprendizado de tecnologias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese