SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Images of infancy, becoming-child and a formularization to the education of the care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

MACEDO, João Paulo  and  DIMENSTEIN, Magda. Psicologia e a produção do cuidado no campo do bem-estar social. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.3, pp. 293-300. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000300002.

Este trabalho se propõe discutir concepções e práticas de cuidado de psicólogos que atuam no campo das políticas sociais, especificamente no âmbito da Saúde (SUS) e Assistência Social (SUAS) e suas interfaces com os modos de governo e gestão da vida produzidos no contexto biopolítico contemporâneo. O estudo foi realizado em 05 localidades que contam simultaneamente em seu território com Unidades Básicas de Saúde/UBS e Centros de Referência da Assistência Social/CRAS. Acompanhamos o cotidiano e a rotina dos psicólogos que atuam nesses serviços a partir da observação participante e realização de entrevistas. Identificamos que os modos de cuidado produzidos nesses campos pelos profissionais da psicologia indicam tanto uma adesão a um ideal de produzir sujeitos autônomos, produtivos, saudáveis e conscientes dos seus direitos, logo se configurando como práticas normativas, quanto expressam tentativas de ruptura com o estabelecido.

Keywords : psicologia; políticas sociais; biopolítica; produção de subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese