SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3De jovem a estudante: apontamentos críticosViolência social e discurso político presidencial Venezuelano: um estudo psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia & Sociedade

versão impressa ISSN 0102-7182

Resumo

SOUZA, Ligia Claudia Gomes de  e  SOUZA FILHO, Edson Alves de. O lugar de psicologia social na formação dos psicólogos. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.3, pp. 383-390. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000300012.

Este trabalho pretendeu contribuir para o ensino da Psicologia Social no Brasil ao levantar os conteúdos e práticas do ensino dessa disciplina em cursos de psicologia de instituições localizadas em todas as regiões do país. A pesquisa consistiu no levantamento do material referente ao ensino da Psicologia Social, através de ementas, programas, de questionários e bibliografia indicada. 51 professores da disciplina Psicologia Social responderam a um questionário, e as informações referentes a ementas e programas foram coletadas junto às instituições. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, organizados em tabelas e submetidos a testes estatísticos. O ensino de Psicologia Social se dá através de conceitos descritivos/fenômenos, onde são valorizados os temas da área, em detrimento das correntes teóricas, as práticas e os métodos que foram menos referidos/enfatizados. Interpretamos esses resultados como busca de "sensibilização" dos alunos do curso de Psicologia para os problemas sociais relacionados com a Psicologia Social.

Palavras-chave : ensino; psicologia social; formação de psicólogos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português