SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueLanguage and pulsional life: the process of representation of the pulsionThe discipline of reading: rhythm and the oral dimension in the 'voice' of the text author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

BEIVIDAS, Waldir  and  RAVANELLO, Tiago. Linguagem como alternativa ao aspecto quantitativo em psicanálise. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.spe, pp. 82-88. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000400013.

O presente artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla que visa explorar as conseqüências intrínsecas à hipótese do inconsciente estruturado como linguagem se levada à sua radicalidade. Para tanto, focamos a problemática que envolve os conceitos referentes à energética freudiana, especialmente o de afeto, e os eventuais riscos de apropriações por projetos de agregação da psicanálise às neurociências. Ou seja, ao invés de adentrarmos nos meandros do regime quantitativo presente desde a obra freudiana e decorrentes aproximações com temas neurocientíficos, buscamos percorrer a outra possibilidade de abordagem dos fenômenos clínicos e psicopatológicos igualmente latentes no método psicanalítico, a saber, a exploração da linguagem e do sentido.

Keywords : Psicanálise; Linguagem; Afeto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese