SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueLanguage as alternative for the quantitative aspects in psychoanalysisThe experience of writing: the construction of an extra-topic place author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

CASTRO, Juliana de Miranda e  and  LO BIANCO, Anna Carolina. A disciplina de leitura: ritmo e oralidade na voz do texto. Psicol. Soc. [online]. 2009, vol.21, n.spe, pp. 89-94. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000400014.

Considerando que a prática psicanalítica envolve um cuidadoso trabalho de leitura, o presente artigo aborda a escuta da fala como inseparável da leitura de um texto. Usando os conceitos de Meschonnic, destaca nessa operação um elemento fundamental: a oralidade, considerada a voz do texto. Esta mantém a vivacidade do texto e seu caráter de enunciação, remetendo-o ao inconsciente. Vale-se também da noção de ritmo, que escande ao mesmo tempo em que revela a voz. Ressalta que aí estão dadas as coordenadas para se ritmar a cura, nos termos de Czermak, implicando uma disciplina de leitura a partir da qual são oferecidas as condições para que na posição ética de assujeitado à voz de seu próprio texto, o sujeito venha a tomar o lugar que terá feito seu.

Keywords : psicanálise; leitura; ritmo; voz do texto; sujeito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese