Neste estudo, objetivou-se verificar como se apresentam a atitude político-ideológica e a inserção social, no contexto universitário, frente ao preconceito sutil. Participaram 206 estudantes, 80% mulheres e idade média de 23 anos (DP=5,34), sendo heterogênea a divisão entre as áreas do conhecimento humano, saúde e educação. Foram utilizadas as escalas de inserção universitária, preconceito sutil e atitude favorável ao 1º e 3º mundos. Foi realizada ANOVA (Scheffé) entre as áreas do conhecimento e inserções, onde se verificou a promoção de inserções em diferentes atividades na universidade. Regressões (stepwise) constatam que as atitudes primeiro e terceiro mundistas são inversamente preditivas às inserções universitárias, assim como sua pertença às áreas, e que a inserção extracurricular prediz menor expressão de preconceito sutil. Infere-se que atitudes político-ideológicas atuam indiretamente no preconceito sutil, diferentemente da sua atuação mais direta frente à inserção social e ao antirracismo.
racismo; inserção social; ideologia política