SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Uma analítica da produção da mulher empoderadaSatisfação com a alimentação e a vida, um estudo exploratório em estudantes da universidade da fronteira, Temuco-Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia & Sociedade

versão impressa ISSN 0102-7182

Resumo

PAIXAO, Jairo Antônio da et al. Risco e aventura no esporte na percepção do instrutor. Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 415-425. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000200023.

O presente estudo analisa o risco na percepção de instrutores de esporte de aventura. A amostra foi constituída de 121 (cento e vinte e um) instrutores de diferentes modalidades de esporte de aventura praticadas em Minas Gerais, com média de idade de 31 (trinta e um) anos; considerou-se o desvio-padrão com significância < 0,05%. Utilizou-se o método de estudo descritivo-exploratório. A coleta de dados se deu a partir de um questionário, validado em conformidade com a Técnica Delphi. Os resultados obtidos expressam que o risco percebido pelos instrutores é a forma mais genuína do risco-aventura provido do sentido lúdico. Ao se considerarem procedimentos e recomendações que visam prever, calcular e minimizar o risco imprevisto, verificou-se que a percepção do risco pelos instrutores decorre de uma atitude na qual prevalece a confiança no domínio da técnica e da qualidade dos equipamentos no momento dessas práticas corporais junto a natureza.

Palavras-chave : risco; percepção; instrutor; esporte de aventura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português