SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Cognitive politics on community psychology: half-way between recognition and inventionChild care in the relationship between adults and children on the outskirts of salvador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

DIAS, Ana Rita Conde  and  MACHADO, Carla. Amor e violência na intimidade: da essência à construção social. Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 496-505. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300007.

No presente artigo procede-se à descrição e análise das abordagens teóricas sobre o amor nas Ciências Sociais, principalmente na Psicologia. O objetivo é proporcionar uma compreensão geral acerca de como o fenómeno tem sido conceptualizado e analisar como o amor e a violência têm sido articulados. Assinalando os principais contributos e limitações de cada abordagem, defende-se que o amor é um fenómeno sócio culturalmente construído e sugere-se a necessidade de adotar uma perspetiva construcionista para compreender como a violência e o amor se relacionam, no sentido de desconstruir discursos que possam contribuir para práticas relacionais violentas.

Keywords : amor; violência; construcionismo social; cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese