SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Violence in relationships according to young residents of Recife, BrazilTraffic of drugs: an option among limitted choices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

DIAS, Ana Cristina Garcia; ARPINI, Dorian Mônica  and  SIMON, Bibiana Rosa. Um olhar sobre a família de jovens que cumprem medidas socioeducativas. Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 526-535. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300010.

Neste trabalho busca-se descrever e compreender como se estabelecem as relações do adolescente infrator com sua família antes, durante e depois do cumprimento de uma medida socioeducativa. Para tanto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro familiares de autores de ato infracional. Essas entrevistas foram transcritas e submetidas a uma análise fenomenológica. A relação familiar anterior ao período da internação era conflitiva. Percebe-se que os familiares não se encontravam presentes no dia a dia dos jovens, pois tinham que trabalhar para poder suprir as necessidades econômicas da família. Eles sentiam-se sobrecarregados e impotentes frente à situação dos filhos. O período da internação para cumprimento da medida socioeducativa é relatado como um momento de sofrimento; contudo, considerado proveitoso. A aplicação da medida parece ter oferecido algum suporte ao jovem e à família. Constata-se a necessidade do desenvolvimento de programas que ofereçam apoio a essas famílias.

Keywords : família; medida socioeducativa; adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese