SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Therapeutic residences and community: the construction of new anti-asylum practicesPersonal dilemmas in the banking immaterial labour author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. O talento jovem, a internet e o mercado de trabalho da "economia criativa". Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 554-563. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300013.

Cada vez mais jovens fazem sucesso no mundo "real" a partir da exposição de seus talentos na Internet. Este é um fenômeno inédito do qual o presente artigo oferece uma análise inicial. Tendo em vista que encarar tais sucessos exclusivamente como iniciativas individuais bem-sucedidas não é suficiente para explicar seu crescente número, torna-se necessária outra abordagem. Neste artigo é proposto o esboço de uma integração teórica que envolve áreas tradicionalmente distintas em cuja interseção o novo fenômeno se insere: as da economia de mercado, da criatividade e das tecnologias digitais. Nesse esboço, a concepção de economia criativa atua como o elemento articulador dessas três áreas, dado que atribui à criatividade o papel de sua força motriz e às tecnologias digitais, principalmente à Internet, o status de sua condição de emergência bem como de sua infraestrutura. Alguns casos de sucesso são apresentados e interpretados à luz dessa integração teórica preliminar.

Keywords : jovens; sucesso; economia criativa; Internet; profissionalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese