SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3O talento jovem, a internet e o mercado de trabalho da "economia criativa"Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia & Sociedade

versão impressa ISSN 0102-7182

Resumo

GRISCI, Carmem Lígia Iochins; SCALCO, Priscila Daniel  e  KRUTER, Gabriela Elnecave. Dilemas pessoais no trabalho imaterial bancário. Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 564-573. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300014.

Visando destacar e analisar a vivência de dilemas pessoais ante a lógica do trabalho imaterial bancário, a presente pesquisa exploratória de orientação qualitativa aliou o suporte teórico oferecido, principalmente, por Bauman, Sennett e Gaulejac ao campo empírico referente ao trabalho bancário. A coleta de dados deu-se por meio da realização de entrevistas individuais semiestruturadas e de grupos focais, que somaram um total de 38 sujeitos da pesquisa. Analisados à luz da literatura pertinente, os resultados indicam que a vivência de dilemas pessoais no trabalho imaterial bancário está relacionada ao medo da incompetência e estigma de perdedor, ao nomadismo involuntário, à captura e dominação do tempo de vida, à corrida individualizada para o mérito, ao medo da estagnação profissional e à saúde na precarização das relações de trabalho.

Palavras-chave : trabalho imaterial; trabalho bancário; dilemas pessoais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português