SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Japanese pop culture and social identity: the cosplayers from Vitória (ES)Organization and operating of a shelter of social solidarity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

CARNEIRO, Henrique Figueiredo; MARTINS, Jose Clerton de Oliveira  and  ROCHA, Henrique Pereira. Percepções do sofrimento psíquico na obra de Patativa do Assaré. Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 592-597. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300017.

Este artigo aborda as "Percepções do Sofrimento Psíquico na obra de Patativa do Assaré" a partir de pesquisa sob perspectiva transdisciplinar, onde desenvolveu-se uma investigação no sentido de verificar quais características comuns que podem ser consideradas como identitárias da cultura cearense e que se encontram expressas em manifestações da poesia popular. O estudo dos valores de identidade e identificações, relacionados ao sentido de territorialidade existente nos indivíduos que ocupam determinado espaço geográfico, serviu como situação para se delimitar um contexto onde processos psíquicos ocorrem e que marcam a vida destes indivíduos. A obra do poeta popular cearense Patativa do Assaré e sua própria existência individual serviu como parâmetro para a verificação dos conceitos elaborados ao longo do estudo, sendo possível fazer relações entre o sentido de ser cearense definindo-se alguns dos aspectos de identificações culturais consolidados em um determinado espaço territorial possíveis de serem articulados através de processos psíquicos.

Keywords : sofrimento psíquico; territorialidade; identidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese