SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The concept of mediation in Vigotski and AdornoPsychosocial construction of competition: the inveracity in cumplicity of a fake life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

BOMFIM, Eduardo Maurício  and  MANGUEIRA, Maurício. O pensamento representacional e sua atualização nas ciências humanas. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 15-22. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100003.

As ciências humanas ocupam um lugar particular na produção do conhecimento. Surgidas em decorrência de mudanças gerais na estrutura epistemológica e político-administrativa do século XIX, elas adquirem uma configuração específica que as localiza no cruzamento de vários outros saberes, como apontado pelo historiador Michel Foucault. Além disso, elas comportam outra peculiaridade, caracterizando-se em sua atividade por uma estreita relação com o que o filósofo Gilles Deleuze denomina de modelo da representação. A partir das análises de algumas obras destes dois pensadores, veremos como esses saberes operam uma atualização da representação por meio da normalização dos indivíduos.

Keywords : ciências humanas; Foucault; Deleuze; representação; normalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese